Salvação


Passos para a salvação

1) Admitir seu estado pecador
2) Entristecer pelos pecados
3) Confessar os pecados
4) Abandonar os pecados
5) Pedir perdão a Deus
6) Consagrar-se a Deus
7) Desenvolver a fé

Existem verdades básicas que devemos aprender sobre a salvação. Ser salvo é uma convicção interior a partir da promessa contida na Bíblia. Se vivemos a promessa de Deus e observamos o ensino, então podemos concordar com Deus sobre nossa salvação.
1º Passo para a salvação - Admitir seu estado pecador

Não há quem não tenha pecado. A Bíblia diz que somente Jesus pisou nesta erra sem ter pecado. E que todos nascem em pecado. Em Rm 3,23 – “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. E esconder seu pecado não o livrará dele. Apenas fará com que adie seu encontro com Deus. Em 1Jo 1,8 – “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”. Não estamos sós na condição de pecadores. Mas precisamos sair deste estado de perdição. A Bíblia nos ensina como sair do reino das trevas e ser transportado para o reino de amor de Jesus. Através do próprio Jesus, reconhecendo-o como salvador exclusivo e absoluto senhor de sua vida. E isto é um processo na mente e no coração.
Uma segunda conclusão a que todo ser humano deve chegar é: “Eu não posso salvar a mim mesmo” . E ninguém pode. Daí a necessidade da entrega da vida a Jesus Cristo, para que ele o conduza dentro da verdade de forma que todas as áreas de sua vida sejam influenciadas pela Palavra de Deus.
A salvação está em Cristo Jesus. Jo 14,6 nos diz “ Eu sou o caminho , a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Portando não se é salvo por atitudes (boas obras), por circunstâncias ( sofrimento) ou pela ação de intermediários. ( intervenção de outros). A salvação é individual. É a alma e Deus!
Reconhecer culpas é necessário para receber salvação. Impossível ser salvo sem abrir mão do pecado. O pecado é a transgressão á lei de Deus. È errar o alvo dado por Deus.

2º Passo para a salvação – Arrepender-se dos pecados

Somente reconhece verdadeiramente seu pecado quem deles se arrepende. Falar que se arrepende sem uma convicção interior da necessidade de mudar não é arrependimento. Para que haja arrependimento a alma entra em quebrantamento e chora pelos seus pecados. “Ninguém pode servir a dois senhores. Não se pode servir a Deus e o mundo. Pois há de amar um e desprezar o outro.” GTg 4,4 nos diz: “não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Veja a história do publicano: “ O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque, qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado, e, qualquer que a si mesmo se humilha, será exaltado”.
A Bíblia nos diz que é a “bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento”. ( Rm ) E é impossível vida com Deus sem arrependimento de pecados. Esse estado de arrependimento deve ser constante para mantermos o temor de Deus e nos mantermos afastados do que não agrada a Deus.
Em 2 Co 7,10ª - “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento, para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”.
Não há como receber salvação sem arrependimento das obras mortas, isto é, tudo o que foi feio sob o domínio do pecado e acompanhado de um propósito de mudança de atitudes.

3º Passo para a salvação – Confessar os pecados

Confessar pecados é reconhecê-los diante de Deus e diante de pessoas contra quem pecados. Confessar significa “ falar igual”, confessar pecados = falar sobre pecados cometidos; Confessar Jesus= Falar igual a Jesus . Isto significa falar o que Jesus fala, pensar como Jesus pensa, enfim assumir a vida de Jesus em você. Gl 2.20 – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
O Sábio Salomão afirmou em Pv 28,13 -O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Então se quer prosperidade em Deus, deve não encobrir seu pecado, mas admitir e reconhecer suas faltas buscando perdão e crescimento espiritual. Só cresce na fé cristã quem se humilha para que o Senhor o exalte.
Quem não confessa seu pecado, o coração endurece e se afasta de Deus. Acaba perdendo todos os vínculos com Deus e com tudo que conduz a ele. O apóstolo João nos diz em 1Jo 1,9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

4º Passo para a salvação - Abandonar os pecados

Is 55,7 - “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
Ter uma atitude de afastar-se de tudo o que o afasta de Deus é essencial para consolidar a salvação. Muitas práticas devem ser abandonadas. A libertação é um processo , mas que se inicia no propósito de não fazer o que desagrada a Deus. Sentimentos, pensamentos e atitudes devem ser reestruturados para consolidar a salvação. Vícios devem ser deixados e uma nova visão deve ser abraçada. Uma visão de reconciliação com Deus.
Importante - Deixar o caminho percorrido até aqui e mudar a forma de pensar. Converter-se ao Senhor e receber sua misericórdia por que é Deus perdoador. Conceder perdão exige arrependimento de pecados.

5º Passo para a salvação - Pedir perdão a Deus

Aqui está a concretização da salvação – Após admitir o pecado, sentir seu peso, confessá-lo e abandoná-lo, o pedido de perdão será recebido por Deus que assumirá a cobertura espiritual de sua vida. O perdão de Deus vem pela aceitação de Cristo e reconhecimento com senhor e salvador, na entrega do futuro em suas mãos confiando em suas promessas registradas na Bíblia. O Senhor Jesus salva, cura, liberta e conduz á eternidade em sua presença. O Salmo 103,3 – “É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades, e sara todas as tuas enfermidades; Quem redime a tua vida da perdição, e te coroa de benignidade e de misericórdia; Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia”.

6º Passo para a salvação - Consagrar-se a Deus

Após ser salvo é fundamental manter a salvação pela vida recebida em Cristo. A palavra de Deus vai alimentar sua fé. Você precisa ler a Bíblia todos os dias. Faça um programa de leitura em que você a leia no prazo de um ano. É razoável este prazo e vai lhe aproximar mais de Deus e de seu conhecimento. Ler a Bíblia, orar diariamente, freqüentar a igreja são imorantes para lhe dar segurança nesta nova caminhada. È bom que reconheça Jesus Cristo para outras pessoas. Divulgue o nome de Jesus e o que ele começou a fazer em sua vida. Testemunhe Jesus e ele o abençoará por fazer sua obra. Em Mateus 10,32 lemos Jesus dando-nos uma promessa maravilhosa acerca de testemunho– “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante do meu Pai que está nos céus”. Ele nos testemunhará diante de Deus Pai se fizermos o mesmo com ele diante das pessoas.
Consagrar-se é separar-se para Deus. É não estar separado de Deus e sim separado para Deus. Deus nos escolheu. A você e a mim para vivermos sua glória: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”. 1Pe 2,9

7º Passo para a salvação - Desenvolver a fé

Sem fé é impossível agradar a Deus. ( Hb 11,6- “Ora, sem fé, é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

A fé é um dom espiritual, é um fruto do espírito em nós; `E a certeza de alcançarmos o que desejamos em Deus. ( Hb 11,1- “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”)
A fé alcança a graça de Deus para gerar salvação em nós. Deus nos concede fé para somar com sua graça para que sejamos salvos para sua glória. A salvação começa em Deus, passa por nós e volta á Ele, pois somos Dele e para Ele.
Ef 2,8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”
Há muito o que aprender sobre salvação. Estamos apenas iniciando um projeto que, esperamos venha lhe abençoar em conhecimento de Deus e na posse de tudo o que ele deseja nos entregar. Deus o abençoe.

Para responder:
1) Quem pode considerar-se salvo?
2) O que é necessário para ser salvo?
3) Que é preciso abandonar para receber salvação?
4) Que eu preciso fazer para consagrar-me a Deus?
5) O que é ter fé em Deus para a salvação?

Mensagens completas

Assuma a palavra da fé bíblica e aprenda o conhecimento de Deus para gerar vida, vivendo na unção do Senhor, em intimidade com o Espírito Santo de Deus. Deixe Deus reinar em sua vida! Em Cristo Jesus

Atualização diária