Liderança

O vínculo
Você pensa, sente o que pensa e age baseado no que sente. Então para se fazer algo que valha a pena você deve considerar estas fases: pensar, sentir e agir. Mas nada realmente grande pode ser feito sozinho. Você precisa de pessoas para fazer algo para elas e para você mesmo. Se você é lider tudo começa com você! Mas não se resume a você. Então você precisa trabalhar relacionamentos e princípios que vão estabelecer a nova realidade que por enquanto está apenas em sua mente. Como gerar vínculos permanentes com pessoas para que assumam a visão que tem para elas? A resposta é: relacionando-se com elas. Tenha interesse por elas. Para que se sintam e saibam que realmente são importantes é preciso usar tempo com elas. Esse é seu recurso mais importante e se não dedicá-lo á pessoas elas não se transformarão em discípulos, fiés e com quem se possa contar. Não receberão a visão se não confiarem em você!
È preciso relacionar-se individualmente com cada um de seu grupo. Não é tarefa fácil, mas é a única forma de tocar em seus corações. E você precisa também alcançá-los através da emoção. Não somente pela razão ou pela visão. Eles precisam sentir os benefícios de acompanharem você. Então primeiro conquiste, depois mostre a eles como podem ajudar você a alcançar o que pretende. Fazê-los entender que, o que busca é bom para eles também é um ótimo caminho para receber adesão e apoio. Se quizer que pessoas sigam a visão que você possui alcance seus corações.
Lembre-Se que há uma pessoa e um grupo que você precisa liderar: você mesmo e os outros. No que diz respeito a si mesmo, é sem dúvida, a parte mais difícil. Mas se conseguir liderar a si mesmo, também conseguirá liderar outros. Use a cabeça para liderar a si mesmo dentro de seu próposito e use o coração e a cabeça para liderar aos outros. Vínculos firmados lhe darão uma base para a liderança.

Questões para refletir:
1) O que você conseguiu ao fazer algo sozinho sem o apoio de outras pessoas? Pense...
2) Você tem trabalhado os relacionamentos com pessoas que chegam até você? Usa princípios para relacionar-se ou nunca se preocupou com isto?
3) O que você prioriza no uso do seu tempo? Seu alvo? Atendimento ás necessidades dos que te cercam? A necessidade do momento? O que?
4) Que benefícios as pessoas teriam ao acompanharem sua visão?
5) Você se ocupa em seu desenvolvimento ou apenas cuida para que outros façam o que você precisa que seja feito?
O processo
Nada se alcança da noite para o dia quando se trata de liderança.É questão de ganhar confiança, confirmar relacionamentos, estabelecer fidelidade, construir uma história. E isso leva tempo para consolidar. É em verdade um processo de aprendizagem com erros e acertos. Líderes são os que mais aprendem. Aprendem para aplicar e ensinar. Os estágios do conhecimento nos dão uma idéia desse processo.
O primeiro estágio é “O desconhecimento da ignorância”, isto é, “ não saber que não sabe” . A falta de reconhecimento de sua limitação e acreditar que sabe quando não sabe impede a aprendizagem. Como alguém pode aprender algo que pensa que já sabe? A resposta em uma única palava- Impossível! E ninguém é aperfeiçoado enquanto não admite sua necessidade. Para crescer é preciso admitir que não sabe e que precisa aprender. Mas quando pensa que já sabe, não possui a mente aberta para aprender. Quer apenas mostrar que sabe. Enquanto isso acontece, nada aprende!
O segundo estágio é o reconhecimento da ignorância. De uma forma popular quer dizer: “Sei que não sei!” Benjamin Disraeli sintetizou essa premissa com a frase “ Ter consciência de que você ignora os fatos é um grande passo rumo ao conhecimento”. Somente assim desejamos realmente aprender. Quando admitimos que não sabemos. Aí não precisamos enrolar ninguém. Apenas admitir que não sabemos e procurar saber. Ninguém vai nos menosprezar por essa atitude. Ao contrário, pessoas verão que somos sinceros nos relacionamentos .E não duvide, seremos admirados por isto.
O terceiro estágio nos mostra o reconhecimento do conhecimento. È como se dissesse “Eu sei o que sei”. È bom guardar sua posição e conhecer a si mesmo, sabendo o quanto sabe. Mas sem orgulho, sem vaidade ou arrogância. É ter domínio de sua realidade. Conhecer seus limites mas compreender o pontencial a ser alcançado. E ter noção do conteúdo que domina. Saber que se sabe é bom, assim como assumir que não sabe quando não sabe, admitir isto, e procurar saber.
O quarto estagio refere-se á ignorância do quanto sabemos. “Eu não sei o quanto sei!” O nível de conhecimento pode ser ampliado além do que podemos vislumbrar. É o nível da sabedoria de agirmos e reagirmos espontaneamente porque aquele conhecimento já faz parte de nós e agimos automaticamente quando tratamos dele. É quando não se precisa de rascunho, pois o que sabemos é muito mais do que falaremos dele. É quando o tempo é curto para expor, pois o que sabemos flui de dentro de nós e sequer sabemos o que falaremos, mas o que falarmos será coerente, e dentro da verdade quanto ao tema a ser tratado.
Para chegar a esse nível, certamente precisa transformar em hábito o que o torna excelente. Já foi dito que os campeões não se fazem nos campos. Ali eles são apenas reconhecidos. Para liderar pessoas você precisa cuidar de você. Precisa aperfeiçoar seu caráter. Somente assim as pessoas vão desejar ser como você é, e terão prazer e orgulho em fazer parte do que você faz. Isto é um processo!

Questões para refletir:
1) Você se considera líder? Porque?
2) Como você se prepara para ensinar a seus liderados?
3) Você tem facilidade para admitir que não sabe algo ou que errou? Procura justificar suas atitudes e posições?
4) Considera-se humilde em relação a seu conhecimento ou faz sempre faz questão de expor seu ponto de vista?
5) Considera-se lúcido em seus comentários? Tem segurança para falar o que pensa ou teme opinião divergente?

O líder e as pessoas
Todos nós precisamos de pessoas a nosso redor com quem possamos compartilhar nossa visão, sonhos, e situações pelas quais passamos, enfim pessoas que possam nos apoiar, quer sejamos líderes ou liderados. A diferença é que muitas pessoas pensam no líder como alguém inabalável, que com seu carisma conduz os que o seguem para o alvo traçado. Sem fraquezas...Quanto ao restante dos mortais precisam de pessoas que os confortem e lhe dêem ânimo para prosseguirem caminhando.Nada mais falso que esta afirmação. Tanto um quanto o outro possuem falhas e precisam se aperfeiçoar. Mas também possuem qualidades. E aquele que possui uma visão e a transmite encontra reações diferentes á sua liderança : Encontra pessoas que ouvem sua mensagem mas não sabem o que fazer com ela. Também encontra pessoas que ouvem a mensagem mas não desejam sua concretização. Mas principalmente tem os que ouvem a sua voz e lhe seguem. Alguns mais de perto. É sobre estes que gostaria de aprofundar...
Um dos segredos para se alcançar resultados está na equipe de trabalho do líder.

Vencedores atraem pessoas melhores que ele para trabalherem em sua equipe. Que tipo de pessoas tornam o líder vitorioso? Em verdade a vitória é de todo o grupo, cada qual em sua função conforme suas características. E um dos papéis do líder é descobrir a função e a posição de cada um dentro do grupo. Pessoas nos lugares certos produzem melhor. E são mais felizes.
Vamos classificar o nível de relacionamento entre o líder e as pessoas considerando a visão que possui e a implantação. 1) Alheios – São os membros da comunidade ou multidão. É seu público alvo, pessoas a serem alcançadas. Podem ou não saber de sua exisência, mas não faz direfença para elas. 2) Conhecidos -Pessoas que têm acesso á sua mensagem. Podem ser ouvintes curiosos, simpatizantes, e até mesmo interessados. 3) Comprometidos – são os que se comprometem com a visão que possui, auxiliam e cooperam para o êxito. Querem aprender com o líder e o auxiliam com fidelidade para que propósitos sejam alcançados.
Dentro dos comprometidos, um núcleo deve ser formado com pessoas também líderes que trabalhem o desenvolvimento do grupo. Dentre eles, você deve ter pessoas: Que tenham potencial de crescimento ( Que crescam por si mesmos, automotivados). Que sejam positivos ( Que trabalhem a motivação do grupo e da organização) Que saibam levantar o líder (que ajudem a aperfeiçoar o líder com observações sinceras e verdadeiras) Que conheçam as pessoas da organização, ( que estejam atentos ao crescimento das pessoas e ás suas necessidades) pessoas que gerem novos líderes.( que ensinem outros a também ensinar dentro de princípios de fidelidade á visão e á liderança). Certamente essas credenciais podem não estão presentes em uma única pessoa, mas se ajuntar pessoas com essas características você terá um núcleo forte o suficiente para impactar todos os comprometidos, envolver os conhecidos e atrair os alheios. Cerque-se das melhores pessoas possíveis. E terá muito do que foi planejado.
Questões para refletir:
1) Quem são as pessoas com quem você tem compartilhado sua visão, sonhos e necessidades? Elas possuem condições para lhe auxiliar? Como elas podem fazer isso?
2) Você possui liderança sobre sua vida? Como você vê seu líder? Como se relaciona com ele?
3) O que você faz com a mensagem transmitida por seu líder?
4) Segundo o texto, quais os tipos de reações á mensagem da liderança?
5) Como você se posiciona quanto á mensagem transmida pela organização que pertence? Se sente alheio, apenas a conhece ou está comprometido com ela?
6) Você se vê com potencial de crescimento? Em que você pode desenvolver?
7) Você sabe motivar as pessoas a participarem de uma atividade?
8) No seu relacionamento com sua liderança, você tem liberdade para expressar o que pensa? É sincero nas observações? Pensa no bem de todo o grupo? Age baseado nos sentimentos?
9) Você tem interesse nas pessoas a ponto de sacrificar algo por elas? Faz alguma coisa pelos outros ainda que tenha prejuízos de tempo, dinheiro e desgaste físico?
10) Sente prazer em ensinar ás pessoas o que que sabe? Tem medo que alguém supere você dentro do que você faz?

A influência
A maioria dos pensamentos que vêem em nossa mente não são criados em nós, mas nasceram em outra mente e nos foram transmitidos por alguma forma de comunicação. Recebemos mensagens que passam a ocupar nossa mente. E isso são pensamentos. Mas também produzimos pensamentos originais, isto é, que nasceram em nós, normalmente como fruto do raciocínio de algum pensamento anterior, agora aperfeiçoado em nossa mente. Ou recebemos vislumbres de uma algo não conhecido até então.E quando transmitimos esses pensamentos geramos influência. E é a influência que torna pessoas líderes. Estar á frente de organizações humanas, como empresas , igrejas, sindicatos, equipes, ou mesmo grupos informais requer capacidade de levar pessoas a fazer coisas que não fariam sozinhas. Isto é influência! E ela é usada para promover mudanças, para aperfeiçoar, mas pode ser usada também para fins terríveis. Depende de quem a usa e de suas intenções. Independende de que tipo de setor da vida um grupo atue, seja social, empresarial, religioso, esportivo, ecológico, ou qualquer outra área, alguém precisa encarnar a idéia e ser o porta voz da visão para que outros, sejam cinco ou cinquenta milhões possam assumi-la. Esse é o líder. O que possui seguidores. Estes são aqueles que são influenciados por suas idéias, pelo seu carisma, e assumem sua causa, sua luta e compartilham de sua visão. Quem não tem seguidores não pode ser chamado de líder.
Para compreender melhor a liderança, precisamos também entender o que não é liderança. Não se recebe liderança por herança, não é um cargo que se assume, não é uma posição ou nomeação que se receba de outra pessoa. Ser líder não é gerente. Este lida com sistemas de trabalho e processos de atendimento e produção enquanto o líder lida com pessoas e aperfeiçoamentos humanos. A proposta é diferente pelos resultados que se buscam. O gerente visa o lucro, o líder a implantação da causa. Ser líder não é ser vendedor. Nem empreendedor. Vender algo a alguem requer habilidade com as palavras mas não influenciam alguem pelo resto de suas vidas. Não alteram sua forma de ser. O que empreende algo conta com pessoas por um momento, seja por afinidade ou por pagamento, mas não exercem influencia de modo permanente. Embora haja vendedores e empreendedores que sejam realmente líderes. O conhecimento não traz liderança. Embora seja fundamental ao líder saber o máximo sobre tudo que está em sua área de alcance, o conhecimento deve estar associado á inteligência de como usá-lo para alcançar o resultado que se quer. A posição no grupo não faz de você um líder. Não é por ser o presidente, o coordenador ou por ter o título máximo do grupo que faz de você o líder. Posíção não significa liderança. O que significa ser líder é medido pelo fato de se ter pessoas que o acompanhem no desenvolvimento do sonho, idéia ou visão que consome sua vida. Olhe por cima de seus ombros e veja se há alguém seguindo você. Assim saberá se tem liderança....

Nada de grande foi construido sem liderança. È um tema abrangente e fascinante. Está presente em todas ás áreas de nossa vida, pois somos sociáveis e a organização da sociedade acontece em grupos. E todo grupo necessita de liderança.Quanto maior conhecimento tivermos sobre tudo o que se refere a liderança , despertaremos o líder em nós e estimularemos outros a assumir posições de liderança. Precisamos de líderes e de pessoas que aceitem liderança sobre suas vidas.
Questões para refletir:
1) Você sabe diferenciar um pensamento que nasceu em sua mente de oum outro que foi recebido através de outra pessoa ou por algum meio de comunicação?
2) Existem pessoas que ocupam cargos, possuem títulos de liderança sem na verdade exercer liderança? Quais os resultados desta situação?
3) Quais são as principais caracterísitcas de um líder, segundo o texto?
4) Que características mencionadas você acredita que possui?
5) Conforme o texto, o que não é ser líder?


Lidando com sua equipe

Investir na vida dos que se achegam a você é uma forma efetiva de inspirar neles sua liderança. Qualificar-se para a liderança exige que se tenha objetivos claramente definidos que despertem a inspiração naqueles que o conhecem. As pessoas devem se inspirar em você, devem desejar estar com você e participar de seu projeto. Compartilhar de sua visão e aprender com você é algo que você precisa estimular nos liderados. O aprendizado é constante quando se trata de liderança. Formar discipulos requer algumas atitudes do líder. Os discípulos aprenderão a exercer liderança a partir da atitude do líder em relação a eles. Além de transmitir informações e compartilhar o ensino acerca do que deve ser feito, o líder deve crer neles encorajá-los no exercício da função, confiando na capacidade para a execução da tarefa. Este é o investimento que deve ser feito nas pessoas. Em poucas palavras, vamos esquadrinhar a atitude do líder na formação de sua equipe. 1) Compartilhar o que se sabe e repassar as informaçãoes vai produzir confiança. Esconder informação vai produzir um ambiente de desconfiança e disputa. Faça com seus liderados saiba o que pretende fazer, qual a estratégia a ser usada, os percalços do desenvolvimento e o porque de suas decisões. Isto dará segurança ao grupo que lidera. Não se trata de dar satisfação, mas de mantê-los informados sobre a condução do processo. Isto sem perder a liderança do processo. Não se torne refém do grupo que lidera, mas mantê-los a par vai produzir confiança. 2) Crer no potencial e encorajá-los. Veja-os como se fossem desde já , o que quer que sejam. Incentive-os a buscarem todo o conhecimento na área que atuam. Motive-os a fazerem o que precisa ser feito.
3) Confie na capacidade deles para fazer! Não adianta você designar uma tarefa e passar na frente de seus liderados fazendo no lugar deles. Lembro-me que, quando era adolescente, meu pai me mandava buscar algo quando estava consertando o carro, e quando via ele estava passando na minha frente e ele mesmo pegava a ferramenta que precisava alegando que eu não saberia encontrar. Infelismente é isso que fazem muitos líderes! Designam atividades, mas não permitem que sejam cumpridas . Eles mesmos querem executar. Se transferiu responsabilidades, aguarde o resultado. Qualquer que seja ele. E avalie, corrijindo o que precisar. Mas não faça o que designou para o liderado fazer. Se ele não corresponder, você pode substituí-lo nas funções. Mas não o defraude na execução da tarefa.
A forma como lidar com sua equipe de trabalho molda sua liderança sobre eles. Conheça-os e saiba como pensam, como agem e reagem ás situações. Se souber como são, saberá o que são capazes de fazer. E como farão. Saberá com quem pode contar, os que desevolverão o potencial e os que ficarão pelo caminho. Continue lapidando as pedras, algumas são diamantes.

Questões para refletir:

1) O que você faz para despertar nas pessoas a atenção para sua liderança? 2) O que você deve estimular nos liderados?
3) Quais são as atitudes que você como líder deve ter em relação á sua equipe?
4) Qual é a ação do líder mencionada no artigo que defrauda o liderado?
5) Você sabe impirar sua equipe para sua liderança? Como?




A delegação de poder
Delegar poder concede ao mesmo tempo honra e responsabilidade a quem o recebe. Para usar desta liberdade de levantar pessoas o líder precisa ter segurança de sua condição e confiança em si mesmo. Líderes religiosos precisam ter consciência de seu chamado. Alias, sem estas características na verdade não é líder. Somente os verdadeiros líderes delegam poder. Pois não estão presos a ele. E sabem que quanto mais delegar poder, mais poder terá! Pois a liderança será multiplicada pela fidelidade do que recebe de você a transmissão da autoridade. Pessoas que ocupam posições de liderança, mas não o são de fato, são vencidos pelas próprias fraquezas. Têm medo de pessoas com potencial dentro de sua equiipe. E os colocam para fora.
O verdadeiro líder identifica a competência do liderado e o coloca para fazer o que precisa ser feito dentro de seu potencial. Também possui o domínio suficiente para não desautorizar seu liderado enquanto esse está fazendo. Não se intromete no que ele está fazendo. Trata com ele em separado. A capacidade do liderada para fazer está diretamente ligada á capacidade do líder em delegar a tarefa a ser feita. Todos podem exercer funções de liderança, desde que aprenderam a ser liderados. Na verdade, o líder deve aprender a obedecer. Sabe coordenar melhor quem sabe também obedecer. Conhece o outro lado e por isso mesmo sabe como tratar com ele.
Mas antes de colocar o liderado na posição de líder, características de sua personalidade devem ser tratadas. Há pessoas com potencial para a liderança, mas estão feridos e antes que assumam a liderança, precisam ser curados. Vejamos algumas situações: Há liderados ansiosos por poder. Devem ser curados desta ansiedade, porque este sentimento mostra que não estão prontos. Devem estar dispostos a aceitar a responsabilidade da liderança. Mas ansiar por ela mostra a vaidade da posição e o orgulho de se sobressair aos demais. Esta soberba o conduzirá a erros e consequentemente á queda.
Há liderados presos á baixa estima, por causa de fracassos anteriores ou de opíniões de figuras de autoridade em sua vida. Uma frase negativa gravada na alma sobre seu potencial o deixa inseguro sobre tentativas a serem feitas. Ou resultados insatisfatórios o inibem á assumir a frente de projetos. Acabam se escondendo debaixo da liderança de alguém.
Há liderados que se acostumam á sua área de domínio e resistem á mudanças. Não querem novas experiências, pois se acomodaram ao sistema em que vivem.
A necessidade a ser suprida, o problema a ser resolvido, ou o cargo ser preenchido em uma equipe ,empresa, igreja ou qualquer outra associação de pessoas deve receber do líder atenção suficiente para que a solução seja providenciada por meio de alguém capacitado e designado pelo líder. O verdadeiro Líder não teme outras lideranças, em verdade ele forma outros líderes. Compreende os princípios de liderança e aplica visando o desenvolvimento da organização que dirige. E valoriza seus liderados moldando-os para a liderança.
Questões para refletir:
1) Porque receber a delegação de um poder ( capacidade para fazer) é uma honra? E porque é uma responsabilidade?
2) O que acontece quando o que recebe delegação de poder não possui fidelidade a seu líder?
3) Você sabe identificar que tipo de habiidade a outra pessoa possui?
4) Quais as caracteristícas a serem tratadas no liderado aqui mencionadas no texto ?
5) Você se enquadra em uma delas?
6) Que outro tipo de dificuldade você acredita possuir para assumir a liderança de um grupo?

Mensagens completas

Assuma a palavra da fé bíblica e aprenda o conhecimento de Deus para gerar vida, vivendo na unção do Senhor, em intimidade com o Espírito Santo de Deus. Deixe Deus reinar em sua vida! Em Cristo Jesus

Atualização diária